terça-feira, 18 de março de 2014

Curiosidades

O Guia da Folha (de 3 a 9 de maio de 2013) perguntou a Maurício de Souza aonde seus personagens mais famosos iriam caso fossem crianças de verdade. A sua resposta: A Mônica iria ao Parque Villa-Lobos, ao Circo dos Sonhos e à rua José Paulino, no Bom Retiro, para escolher mais vestidos vermelhos por um bom preço.

Tratava-se de chácara, a "Chácara Bom Retiro", onde, no século XIX, era destinada ao recreio de famílias ricas, como a do Marquês de Três Rios, fazendeiro campineiro, que exerceu a presidência do governo de São Paulo e onde hospedou a família imperial do Brasil em seu majestoso palacete, que mais tarde abrigou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. No bairro é homenageado com a rua Três Rios.

- A Hospedaria dos Imigrantes localizava-se anteriormente no Bom Retiro. Permaneceu lá até o final da década de 1880, quando então foi transferida para o Brás.

- O Bom Retiro já foi um bairro no qual predominavam as comunidades de imigração italiana, judaica e grega. Hoje, além dessas, é muito forte a presença coreana, chinesa e hispano-americana (notadamente boliviana).

- O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado por moradores do Bom Retiro, no ano de 1910, na Rua José Paulino.

- O Bairro do Bom Retiro foi um importante cenário para implantação e consolidação de uma das maiores denominações protestantes do Brasil: A Congregação Cristã no Brasil, que teve sua origem atrelada a comunidade Italiana no país, e assim permaneceu fechada a ela até a década de 40, quando abriu-se as demais etnias. No mesmo bairro era chamada de "Igrejinha dos Italianos". Permanece até os dias atuais em um grande templo em estilo Renascentista, e é a principal denominação de confissão protestante dos imigrantes italianos do bairro.

Problemas Sociais

   Mesmo sendo um bairro cheio de pontos turísticos e comércio famoso, também existem problemas sociais no Bom Retiro. Listemos alguns abaixo:

- Moradores de rua


 São muitos os que vivem nas ruas do Bom Retiro sem nenhum amparo ou atenção. Problema esse que a maioria finge não ver.

- Crimes e roubos


Como o bairro tem vários lojas de alta qualidade e um comércio muito movimentado, são muitos os roubos e assaltos cometidos no Bom Retiro. Um deles (Criminosos que alugaram sala comercial para assaltar joalheria vizinha)um assalto á uma foi até comentado nos programas "SPTV 2ª Edição"da Rede Globo, e no "Brasil Urgente" da Rede Bandeirantes.

- Construções de baixa qualidade e buracos no asfalto



Problema em todos os bairros do Brasil, o Bom Retiro tem algumas construções precárias e crateras no asfalto que muitas vezes nem são concertadas pelo governo. 

- Preconceito



Em um lugar com tanta diversidade de povos e religiões, esse triste problema é praticamente impossível de controlar. 

-

Porém, em praticamente todos os lugares do mundo existem estes problemas, e o Bom Retiro é um ótimo lugar para visitar e viver.

Obs: 

POSTO DE ATENDIMENTO SOCIAL NO BOM RETIRO
   O Posto funciona nas instalações da Delegação da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e substitui o Centro Comunitário de Povos para o atendimento dos casos relacionados com problemas sociais dos munícipes do Bom Retiro.
CONTATOS
Rua General Humberto Delgado, Bairro Municipal do PER do Bom Retiro, lote 3 – loja 2
2600-154 Vila Franca de Xira
Horário: 4ª feira,14h00-18h00; 6ª feira, 9h30-12h30

Como os imigrantes ajudaram na fundação do bairro

   Em uma década, a maioria dos moradores do bairro já era de origem judaica. Isto foi possível, por um lado, pela mudança de muitos italianos que preferiram morar em outros bairros, como Higienópolis, quando na gestão do prefeito de Prestes Maia prostitutas da região central foram transferidas para os prostíbulos das ruas Aimorés e Itaboca. Por outro lado, para os judeus recém chegados era conveniente morar numa região onde já estavam instalados representantes do seu povo. Isto lhes conferia a segurança da vida em comunidade e auxílios como trabalho, moradia e crédito. O bairro também já contava com sinagogas e escolas judaicas. Os novos imigrantes que não tinham ofício iam trabalhar nas oficinas de confecção têxtil montadas durante a década de 20 por judeus que já tinham experiência no ramo. Outros, trabalhavam a prestação, isto é, algum comerciante lhes dava uma quantidade de tecido que deveria ser vendida de casa em casa e paga posteriormente. 
   A partir da década de 60, começaram a chegar os sul-coreanos ao Bom Retiro. Estes imigrantes passaram a comprar as principais lojas do bairro, sobretudo nos anos 80, quando se beneficiaram de uma lei de 1982, que anistiava imigrantes ilegais. Neste período, os judeus começaram a migrar para bairros de caráter mais residencial. Isto aconteceu sobretudo porque as mais novas gerações de origem judaica constituíam-se de profissionais liberais que não quiseram continuar com os negócios da família. Até colégios tradicionais desta comunidade, como o Renascença, foram transferidos para bairros como Higienópolis que concentra hoje cerca de 40% dos judeus que vivem na cidade. 
   Atualmente, o Bom Retiro é uma mescla de várias culturas. Andando pelas ruas do bairro é possível encontrar judeus ortodoxos, restaurantes e docerias de comida judaica, a sinagoga mais antiga de São Paulo e o Taib - Teatro Alternativo Israelita Brasileiro. Encontra-se também em nomes de ruas, cantinas e instituições ligadas à Igreja Católica (como o colégio Santa Inês e Igreja Dom Bosco) a origem italiana da sua urbanização. Igrejas presbiterianas, restaurantes e a maioria dos estabelecimentos comerciais marcam a presença coreana. Ainda há gregos, lituanos e bolivianos entre os moradores do bairro.

A História do Bairro

   O Bom Retiro é um distrito situado na região central da cidade de São Paulo. Trata-se de uma região essencialmente comercial, com a áreas industriais e residenciais.
   O distrito é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo e pelas linhas 7, 10 e 11 da CPTM. Atualmente, também atendido pela Linha 4 (amarela) do Metrô de São Paulo.
   No século 19 era um bairro formado por chácaras e sítios que eram usados como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade. O Bom Retiro era considerado uma região importante no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à época com o único parque público da cidade, o Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes, notadamente abastados fazendeiros de café que tinham suas majestosas residências na capital.
   Essa função de lazer começou a mudar quando da instalação de olarias na região sendo a mais importante a Olaria Manfred de 1860. O Bom Retiro abrigou também o primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil na Rua Solon em 1921. Esse prédio, que ainda existe, foi a sede da filial brasileira da Ford até 1953, quando esta mudou-se para uma fábrica maior construida no bairro da Vila Prudente. Mais tarde, tornou-se um local de concentração industrial, quando viu, na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco cederem seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem. À época, o bairro já era um pólo que concentrava comerciantes judeus e sírio-libaneses, os quais mais tarde migrariam para outros bairros mais distantes do centro.
   Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga aPinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais - Tom Jobim. Próximos ao distrito, a Estação Júlio Prestes foi restaurada e atualmente abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo(OSESP). O antigo solar que pertenceu ao Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, em sua Chácara "Bom Retiro" e mais tarde, abrigando a Escola Politécnica da USP hoje abrigando a FATEC e a ETESP.
   O Jardim da Luz é o mais antigo parque da cidade e é uma das poucas áreas verdes de sua região central.
   Atualmente o distrito possui muitos moradores de baixa renda, principalmente de moradias coletivas (cortiços). É o segundo reduto oriental da cidade, sendo conhecido como a "Liberdade" dos coreanos, que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região.

Demografia

   Segundo estimativa do IBGE (Instituto BrasileirIo de Geografia e Estatística) e SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), dados de 2011, Bom Retiro tinha uma população total de 34 637 habitantes.


   Segundo o Censo 2010 a população do Bom Retiro está composta por: brancos (53,0%), pardos (26,8%), amarelos (15,2%), negros (4,6%) e indígenas (0,4%). Do total de residentes, 53% são do sexo feminino e 47% são do sexo masculino.

Indicadores sociais

   Os Indicadores sociodemográficos do censo de 2000 apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado de 0,864 que o coloca na 42ª posição entre os distritos da cidade.
IDH's do ano 2000
  • IDH - médio: 0,864
  • IDH - renda: 0,854
  • IDH - longevidade: 0,825
  • IDH - educação: 0,913
   A média da idade do Bom Retiro é 40,6 anos. Em se tratando de níveis sociais, na população do distrito há um predomínio da Classe C em pesquisa feita no ano de 2008 pela Folha de São Paulo.
Classes Sociais
Classe A
2%
Classe B
28%
Classe C
53%
Classe D
16%
Classe E
1%

Religião

   Entre os principais templos estão:De acordo com o caderno especial DNA Paulistano realizado pelo jornal Folha de São Paulo no ano de 2008, a população do Bom Retiro está composta por: católicos (61%), evangélicos(13%), pessoas sem religião (9%) e outras religiões (17%). 
  • Centro Israelita São Paulo Knesset Israel
  • Congregação Cristã do Brasil
  • Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Hassidim
  • Igreja Apostôlica Armênia do Brasil
  • Igreja Batista do Bom Retiro
  • Igreja Evangélica Assembleia de Deus
  • Igreja Internacional da Graça de Deus
  • Igreja Missionária Oriental de São Paulo
  • Igreja Presbiteriana da Paz de São Paulo
  • Mosteiro da Luz de São Paulo e Igreja do Frei Galvão
  • Paróquia Nossa Senhora da Auxiliadora
  • Paróquia de Santo Eduardo
  • Paróquia de São Cristóvão
  • Paróquia de São Gregório Iluminador
  • Santuário das Almas
  • Sinagoga Adat Ishurum
  • Sinagoga Ahavat Reim
  • Sinagoga Kehilat Israel
  • Sinagoga Machzikei Hadat
  • Sinagoga Rabi Itzchak Elchanan
  • Sinagoga Talmud Thorá Lubavitch

Uso do solo


Comercial e industrial


   O uso residencial é mesclado aos usos comercial e industrial em toda área, geralmente de padrão médio, mas com muitos moradores vivendo em residências de baixo padrão, na região também é comum residências e edifícios residenciais com comércios no térreo e também casas e sobrados de origem operária. No ano de 2000, a maior parte da população do distrito residia em apartamentos.
   Tanto o comércio quanto a atividade industrial são ligados principalmente aos setores de confecções e tecelagem. O distrito do Bom Retiro contribuía no ano 2000 com 3,64% dos empregos industriais da cidade, sendo o 5º lugar nessa atividade.

Transportes

   Possui atualmente duas estações de metrô, a Tiradentes e Armênia Tiradentes, assim como tem uma estação da CPTM, Luz. O bairro é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo e pelas linhas 7, 10 e 11 da CPTM. Futuramente, também será atendido pela Linha 4 (amarela) do Metrô de São Paulo, embora a Estação Luz esteja fora do distrito.
   As principais vias de acesso ao distrito são: Avenidas Presidente Castelo Branco (Marginal Tietê), Avenida Rudge e Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Tiradentes, Avenida Cruzeiro do Sul Avenida do Estado e Avenida Santos Dumont. Outros importantes logradouros são: Rua João Teodoro, Rua Anhaia, Rua Ribeiro de Lima, Rua Pedro Vicente, Rua Correia de Melo, Rua São Caetano, Rua Três Rios e Rua José Paulino.

Segurança

   O distrito é sede de diversos orgãos de segurança da cidade de São Paulo, como: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2º Batalhão de Polícia de Choque (PMESP) e Departamento de Investigações sobre Narcóticos.
Segundo estatísticas, de 2007-2009 o distrito uma taxa de 70 homicídios por 100 mil habitantes entre homens de 15 a 44 anos, 25º entre os 96 distritos da cidade. 

Educação e cultura

   De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo distrito possui um elevado IDH de educação da cidade, em sua extensão abriga diversos institutos de educação e colégios tradicionais. O distrito ainda abriga importantes museus e centro culturais como: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca e a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Localização geográfica


  • Distritos limítrofes:

  • Norte: Rio Tietê.
  • Leste: Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida do Estado.
  • Sul: Rua Mauá/Via Férrea da CPTM (Linhas 7, 10 e 11).
  • Oeste: Via Férrea da CPTM (Linha 8), Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, Avenida Rudge e Ponte da Casa Verde (início).
  • Santana (Norte).
  • Pari (Leste)
  • Brás (Sudeste).
  • Sé e República (Sul).
  • Santa Cecília e Barra Funda (minimamente) (Oeste).


Filmagens no Bom Retiro

Alguns trechos de séries, reportagens, documentários, comerciais e programas já foram filmados no Bom Retiro. Veja alguns exemplos:


Cena de amor no Bom Retiro


Denise Fraga encabeçará o elenco de "Três Teresas"; ela vai dividir a cena com Claudia Mello e Manoela Alipert, as duas outras protagonistas. A série, que mostra três mulheres e seus dramas pessoais, será exibida pelo canal (pago) GNT.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reportagem sobre a "Casa Búlgara" no Jornal da Gazeta.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comercial SESC no Bom Retiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Documentário sobre o Bom Retiro da Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal da Educação. "Bom Retiro é o Mundo".
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viola, Minha Viola
Por conta de uma reforma do Teatro Franco Zampari, a TV Cultura fez uma parceria com o Sesc Bom Retiro (Al. Nothmann, 185, 3332-3600) para realizar algumas gravações do programa Viola, Minha Viola no teatro da unidade até o final de 2013.


Fotos





Bem Vindo ao Bom Retiro


   Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro - SP  em  um  prédio especialmente 
construído  para funcionar  como  linha  de montagem,  tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr.  B.  R. Brown, 
que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park.
O gerente da filial era o dinamarques Kristian Orberg que se manteria no posto até 1.953


As lojas de moda do Bom Retiro são muito famosas.


Placa indicando o Bom Retiro.


Vitrine inusitada no Bom Retiro.


Inauguração da linha de bondes Bom Retiro, em 12 de maio de 1900.


Antes e depois da Rua Guarani.


Antes e depois da Rua Solon.




Pontos Turísticos

   O Bom Retiro é repleto de atrações interessantes. Vamos conhecer algumas agora:


A anunciação



Obra de arte sacra parte do projeto do santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Mede 2,00 x 1,5 m em concreto.

-

Calçada de Pedra:



Atrativo: Calçada de pedras, construída por escravos em 1790, com
uma engenharia única.

Histórico: Guarda Velha, o quartel de Arzão, capitão da cavalaria, onde
percurso de seis quilômetros construiu-se uma estrada feita de pedras de
denominada calçadas, cujos vestígios ainda hoje são encontrados entre
a vegetação. Supõe-se que esse trabalho tenha sido feito por escravos.

No local observa-se os detalhes desta que é uma das mais antiga
construções do Estado de Santa Catarina.

Acesso: médio
Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo
em lugar apropriado. 

-

Calçada e Costão do Frade


O Morro do Costão do Frade recebeu esse nome em função de uma grande pedra que para os colonizadores da região lembrava a silhieta de um frade. Perto dali, escravos um caminho feito com pedras ferro, no final do século XVIII, a mando do alferes Antônio Marques de Arzão, o descobridor das terras de Bom Retiro. 
Os vestígios desse caminho podem ser percebidos até hoje em meio à vegetação - são chamados de calçada pelos moradores. Há também no local uma gruta natural que se tornou ponto de peregrinação de fiéis.

-


Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Costão do Frade



Gruta de 15 metros de largura com a água descendo e formando uma cortina d’agua sobre as 3 imagens sacras existentes. 

Acesso: fácil moderado

Histórico: Por sua beleza natural, os moradores a 70 anos resolveram utilizar o local para reflexão e começaram a utilizar para rezar.

Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo
em lugar apropriado. 

-

Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Atrativo: Pintura e estatuas dos discípulos de Cristo.

Histórico: Construída na década de 40, de estilo
beleza, destaca-se com suas relíquias.

Acesso: fácil 

-

Igreja Nosso Senhor Bom Jesus – Paraíso da Serra



Atrativo: Pintura nas paredes e tetos com perfeição única,
destacando as estações de Cristo.

Histórico: Construída em 1948, possui uma forma arquitetônica
única, a qual pode ser apreciada pelos visitantes.

Acesso: fácil moderado

-

Monumento a Curucaca



Atrativo: Ave símbolo do município de Bom Retiro, simboliza a riqueza da fauna Serrana, localizado na entrada do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, ótimo local para fotografias.

Histórico: No ano de 2007 instituída Ave Símbolo do Município é
homenageada no ano de 2008 com escultura.

Acesso: fácil

-

Monumento ao Churrasco



Atrativo: Memorável fonte de recordação fotografia da Serra Catarinense.

Histórico: Homenagem ao Churrasco no ano de 2004, é o marco da
capital do Churrasco.

Acesso: fácil

Dicas: Ao passar pela BR 282 não deixe de levar uma recordação da Serra Catarinense.

-

Monumento Mirante ao Pai Eterno



A 1.100 metros de altura possui uma natureza inigualável onde destaca-se
como local que o Peregrino observa o ponto mais alto do extremo sul do Brasil
– o morro da Boa Vista a 1.827metros de altura.

Possui escadaria com 100 degraus de acesso a partir da Igreja do
Santuário para que o Romeiro possa pagar suas promessas.

MIRANTE DO CRUZEIRO
A 1.090 metros de altura propicia ao visitante uma paisagem
magnífica, a qual remonta sua espiritualidade.

Acesso: fácil

Histórico: Construído no ano de 2004, por iniciativa da Diocese de Lages,
realiza anualmente no dia 12 de outubro Festa em Homenagem a Nossa
Senhora Aparecida, com romarias a pé, carro, motos, cavaleiros.

Dicas: Ótima localização e a 1 km da BR 282.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-
lo em lugar apropriado.

-

Morro da Cruz



Atrativo: Vista da cidade de Bom Retiro, localizado a 1.340 metros de
altura, com acesso de veículo em boa parte de sua trajetória.

Histórico: Por sua beleza natural, os moradores a 70 anos utilizam
como ponto de peregrinação na sexta-feira santa.

Acesso: difícil moderado

Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo
em lugar apropriado.

Acesso: Veículo até o pé do morro. 

-

Morro do Costão do Frade



Atrativo: Vista única do Vale do Itajaí e Serra Catarinense

Histórico: No local existe uma pedra que assemelha-se a um Frade rompendo com os efeitos da gravidade sendo portanto a partir daí a denominação de Costão do Frade.

Acesso: difícil moderado.

Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo em lugar apropriado. 

-

Morro do Trombudo



Atrativo: Vista do Vale do Itajaí, da cordilheira dos Campos do
Padres, Pedras Branca, Vale de Bom Retiro/SC

Histórico: No cume do morro em 1790 o Capitão Antonio Marques de
Arzao afixou um marco de carvalho delimitando a província de São
Paulo da província de Santa Catarina, ao subir ao Morro o aventureiro
pode ver o marco geodésio afixado no mesmo local.

Acesso: difícil moderado

Dicas: Usar calçado apropriado para trilhas.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo
em lugar apropriado. 

-

Museu da memória do Imigrante Alemã da Entrada e Igreja Adventista do 7º dia



Atrativo: Peças, móveis, documentos, fotos, equipamentos de 1870, acervo histórico e bibliográfico dos imigrantes alemãs do município de Bom Retiro e região.

Histórico: Construído por iniciativa do grupo que fundou a AMAIEBR – Associacao dos Imigrantes da Entrada de Bom Retiro, desde 2004 tem sua sede uma antiga casa germânica ao lado da Igreja Adventísta, a 3 mais antiga do Brasil.

Acesso: fácil

Dicas: Importante fonte de conhecimento da cultura alemã no Brasil. 

-

Pousada Trinca Ferro


Cia de cavalgadas.

-

Santa Cruz



Localizada as margens da BR 282, encanta as pessoas que ali passam, é integrante do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Santa Clara - Bom Retiro/SC

-

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida




Atrativos: IGREJA DO SANTUÁRIO
Réplica original de Nossa senhora Aparecida vinda do Santuário Nacional de Aparecida no ano de 2007, trazida pela Aeronáutica.

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e Monumento ao Pai Eterno



Atrativos:
* IGREJA DO SANTUÁRIO
Réplica original de Nossa senhora Aparecida vinda do Santuário Nacional de Aparecida no ano de 2007, trazida pela Aeronáutica.

* MIRANTE DO PAI ETERNO
A 1.100 metros de altura possui uma natureza inigualável onde destaca-se como local que o Peregrino observa o ponto mais alto do extremo sul do Brasil – o morro da Boa Vista a 1.827metros de altura. Possui escadaria com 100 degraus de acesso a partir da Igreja do Santuário para que o Romeiro possa pagar suas promessas.

* MIRANTE DO CRUZEIRO
A 1.090 metros de altura propicia ao visitante uma paisagem magnífica, a qual remonta sua espiritualidade.

Histórico: Construído no ano de 2004, por iniciativa da Diocese de Lages, realiza anualmente no dia 12 de outubro Festa em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com romarias a pé, carro, motos, cavaleiros.

Acesso: fácil

Dicas: Ótima localização e a 1 km da BR 282.

Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo em lugar apropriado.