terça-feira, 18 de março de 2014

Curiosidades

O Guia da Folha (de 3 a 9 de maio de 2013) perguntou a Maurício de Souza aonde seus personagens mais famosos iriam caso fossem crianças de verdade. A sua resposta: A Mônica iria ao Parque Villa-Lobos, ao Circo dos Sonhos e à rua José Paulino, no Bom Retiro, para escolher mais vestidos vermelhos por um bom preço.

Tratava-se de chácara, a "Chácara Bom Retiro", onde, no século XIX, era destinada ao recreio de famílias ricas, como a do Marquês de Três Rios, fazendeiro campineiro, que exerceu a presidência do governo de São Paulo e onde hospedou a família imperial do Brasil em seu majestoso palacete, que mais tarde abrigou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. No bairro é homenageado com a rua Três Rios.

- A Hospedaria dos Imigrantes localizava-se anteriormente no Bom Retiro. Permaneceu lá até o final da década de 1880, quando então foi transferida para o Brás.

- O Bom Retiro já foi um bairro no qual predominavam as comunidades de imigração italiana, judaica e grega. Hoje, além dessas, é muito forte a presença coreana, chinesa e hispano-americana (notadamente boliviana).

- O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado por moradores do Bom Retiro, no ano de 1910, na Rua José Paulino.

- O Bairro do Bom Retiro foi um importante cenário para implantação e consolidação de uma das maiores denominações protestantes do Brasil: A Congregação Cristã no Brasil, que teve sua origem atrelada a comunidade Italiana no país, e assim permaneceu fechada a ela até a década de 40, quando abriu-se as demais etnias. No mesmo bairro era chamada de "Igrejinha dos Italianos". Permanece até os dias atuais em um grande templo em estilo Renascentista, e é a principal denominação de confissão protestante dos imigrantes italianos do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário